Terremoto de 4,5 graus na Escala Richter sacode município de Mato Grosso

Um tremor de terra de magnitude 4,5 na Escala Richter foi registrado em um município de Mato Grosso, causando susto entre os moradores.

JORNALISMO

Por Rogério Moreira

3/3/20251 min read

Terremoto de 4,5 graus sacode Poconé, em Mato Grosso, e assusta moradores


Um terremoto de média intensidade, com magnitude 4,5 na Escala Richter, foi registrado neste sábado (1º) em Poconé, cidade localizada a 104 km de Cuiabá, segundo dados da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Este foi o segundo tremor registrado em Mato Grosso este ano — o anterior ocorreu em Ribeirão Cascalheira, no dia 24 de abril de 2024, com magnitude 3,2.

Moradores da região relataram ter sentido o abalo sísmico. De acordo com o comerciante Deni Geloni, o tremor aconteceu por volta das 5h e durou poucos segundos, mas foi forte o suficiente para chamar a atenção.

“Conversei com vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido, mas forte e balançou tudo!”, contou Geloni.

Segundo o professor Marcelo Peres Rocha, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), o tremor ocorreu em uma das regiões sísmicas do Brasil, mas não há motivo para alarme.

“Essa região do Pantanal é uma área de afinamento litosférico, onde os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade. No entanto, não estamos em uma borda de placa tectônica, onde terremotos de maior magnitude costumam ocorrer”, explicou o especialista.

Apesar da intensidade moderada, o tremor não causou danos graves ou feridos, mas serviu como um alerta para a atividade sísmica na região, que continua sendo monitorada por especialistas.